top of page

Ambiente de Trabalho é fator de motivação!




Não é difícil na atualidade encontrar pessoas que reclamam de sua rotina e consequentemente de seu trabalho e ou do local onde trabalham. Claro que isso é uma questão bem mais abrangente, que passa por escolhas pessoais e também por políticas das empresas. Porem o que queremos ressaltar aqui é a influencia que o espaço físico de trabalho pode influenciar no seu desempenho ou de seus colaboradores.

Baseado nisso elencamos 4 pilares para se prestar atenção. São eles:

Organização - Quem nunca precisou buscar algo que não estava onde deveria estar? Ou fez um processo mais longo ou cansativo por que a ordem das coisas estava errada? É tão básico, porem ignorado por muitas pessoas. A organização do espaço é fundamental para o aumento da produtividade e também para diminuição de situações de stress causadas pela dificuldade nos processos que a “bagunça” gera dentro de uma empresa. Assim sendo, organizar seu espaço físico, seja ele de produção ou administrativo, de forma que as coisas estejam onde precisam estar é com toda certeza um passo fundamental na busca pelo aumento de produtividade, eficiência e bem estar.

Otimização de espaços - Cada vez mais se busca fazer mais com menos. Isso é uma tendencia mundial e nos espaços de trabalho isso não é diferente. Seja uma empresa que precisa aumentar seus colaboradores mas não tem possibilidade de aumentar seu espaço físico, ou seja um home office nos apartamentos cada vez menores. É preciso pensar cada vez de forma mais eficiente no mobiliário e no seu uso.

Conforto e ergonomia - Nada mais desagradável do que trabalhar com dor ou desconforto. E por incrível que pareça essa é uma das situações mais comuns encontradas em ambientes de trabalho, e na maioria das vezes por falta de informação e que de forma simples poderia ser resolvida. Seja uma cadeira que está inadequada, uma mesa com medidas reduzidas para a função que desempenha ou ainda com acabamentos inadequados. Todos esses fatores influenciam diretamente no desempenho do trabalhador.

Beleza - Falando assim parece até ser um luxo, mas a realidade é que todo mundo se sente melhor trabalhando num espaço harmonioso. Isso não quer dizer que ele precise ser caro! De forma alguma! É possível montar ambientes incríveis com orçamentos reduzidos. O que estamos falando é que o ambiente impressiona, traz credibilidade e motivação. Vejam alguns exemplos. Quando um visitante, seja ele cliente ou fornecedor chega na sua empresa e da de cara com uma recepção bem organizada, confortável, com uma mobilia harmoniosa, com certeza a primeira impressão dele com sua empresa será positiva. Para atende-lo você o convida para ir até a Sala de Reuniões, onde essa segue os mesmos padrões da recepção. Ele vai entender que não somente a primeira impressão foi positiva pela recepção, mas também que sua empresa valoriza os espaços onde as grandes decisões da empresa são tomadas! Que é o caso da sala de reuniões. E assim sucessivamente.

Esses são alguns poucos exemplos de uma realidade que encontramos no dia a dia atendendo nossos clientes ao longo dos 38 anos de nossa empresa.

10 visualizações0 comentário
bottom of page